CADASTRE O seu email
e receba nossos
conteúdos

Como fazer seu paciente CONFIAR MAIS em você

da9400ebb04d4bb2b58b8a4a62c00726_post

Quando uma pessoa vai ao consultório médico, seja para resolver uma questão própria ou de alguém da família, ela está em busca de acolhimento e resolutividade.

De acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina em parceria com a USP, o país encerrou o ano passado com 502.475 médicos, mais do que o dobro de profissionais registrados no início do século. Com tamanha oferta disponível, se você foi notado e o paciente te escolheu para a primeira consulta, maiores são as chances dessa relação se solidificar.  

Veja só o que diz um estudo americano!

Pesquisadores entrevistaram 292 pessoas em Atlanta, nos Estados Unidos, com o objetivo de entender como se constrói a relação de confiança entre o médico e o paciente.

Eles observaram que:

– Quanto maior o número de profissionais disponíveis para escolha, maior é a tendência do paciente entrar no consultório se sentindo seguro. Essa percepção ganha outros níveis se a experiência assistencial for positiva.  

– Os médicos que dão informações precisas, têm bom manejo clínico, respeitam a confidencialidade dos dados pessoais e prestam assistência integral também desenvolvem boa reputação.

– As relações mais antigas geralmente são as que possuem maior nível de confiança.

Para se transformar nesse profissional de referência, você precisa, de modo geral, reunir bons recursos técnicos e comportamentais:

1)    Reflita sobre o início da jornada. Você é acessível? Tem redes sociais? Possui um site? Esteja atento à forma como você se apresenta à sociedade e seus potenciais clientes.  

2)    Se o paciente ligou para o consultório com interesse em agendar uma consulta, você não pode correr o risco de perdê-lo. Tenha um serviço de lembrete e confirmações para, desde o início, se colocar à disposição e demonstrar cuidado com o caso.

3)    Se por algum motivo a pessoa não puder estar no seu consultório presencialmente, você tem condições de oferecer uma consulta on-line?

4)    Quando estiverem frente a frente, estabeleça uma conexão. Ouça, converse, mantenha contato visual, compreenda as dores e anseios do seu paciente e se posicione como uma referência de cuidado, alguém que está capacitado e decidido a resolver problemas.  

5)    Quanto mais você conhecer o paciente, maiores as chances de ser assertivo durante o atendimento. Um prontuário médico bem estruturado agiliza as avaliações, reduz os erros e facilita diagnósticos.

6)    Entenda que, muitas vezes, nem tudo se resolverá no primeiro contato. Pode ser necessário acompanhar o caso, medir as respostas ao tratamento proposto e agendar um novo encontro para solucionar as dúvidas.

Com os desafios da rotina médica, nem sempre é fácil administrar todas essas questões, e é justamente por isso que desenvolvemos uma solução digital intuitiva, o AnClinic.

Com ele, você pode implementar o agendamento on-line de consultas, confirmar os atendimentos para reduzir abstenções, criar prontuários digitais integrados à ficha de cada paciente, prestar atendimentos remotos, armazenar dados na nuvem com segurança e gerenciar toda a parte administrativa da clínica. Tudo isso dentro de uma única plataforma e com o melhor custo-benefício do mercado.

Conheça todos os nossos recursos e planos disponíveis. E se tiver alguma dúvida, fique à vontade para fazer um TESTE GRATUITO.

-Fontes:
Kao AC, Green DC, Davis NA, Koplan JP, Cleary PD. Patients’ trust in their physicians: effects of choice, continuity, and payment method. J Gen Intern Med. 1998 Oct;13(10):681-6. doi: 10.1046/j.1525-1497.1998.00204.x. PMID: 9798815; PMCID: PMC1500897.Conselho Federal de Medicina.

<https://portal.cfm.org.br/noticias/explode-numero-de-medicos-no-brasil-mas-distorcoes-na-distribuicao-dos-profissionais-ainda-e-desafio-para-gestores>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigo Relacionados

POSTS
RECENTES

CATEGORIA

TAGS

TESTE
GRATUITAMENTE

Conheça o ANCLINIC! Um software médico on-line simples e intuitivo, que vai tornar sua clínica mais produtiva e organizada.

BAIXE NOSSO APP

A melhor experiência para a gestão de clínica na palma da sua mão. Instale agora direto no seu smartphone.